segunda-feira, 8 de outubro de 2012

San Martín

José de San Martín y Matorras, nasceu na Argentina, em 1778. Era filho de espanhóis e viveu sua infância na Europa. Quando jovem, retornou à Argentina e, em 1816, saiu vitorioso da luta de independência daquele país. Foi um grande estrategista militar.
Em 1818, participou da luta pela independência do atual Chile. Em 1820, San Martín partiu do Chile, juntamente com o marinheiro e aventureiro inglês lorde Cochrane, para libertar o Peru do domínio espanhol. San Martín conseguiu conquistar Lima e tornou-se protetor do Peru (1821), mas ainda estava longe de derrotar os exércitos espanhóis. Ele precisava, na verdade, de apoio externo para vencer definitivamente os espanhóis, que veio de Simón Bolívar.
O encontro daqueles que ficaram conhecidos como os dois grandes libertadores da América espanhola - San Martín e Simón Bolívar - deu-se na cidade de Guaiaquil, em 1822. Até hoje não se sabe o teor da conversa entre os dois, mas, depois desse encontro, San Martín decidiu abandonar o Peru e deixar para Bolívar a tarefa de torná-lo independente.
Após encontrar-se com Simón Bolívar em 1822, San Martín exilou-se na Bélgica e depois na França, onde faleceu em 1850. Defendia a adoção da monarquia constitucionalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário